O fim de uma era

O Atualizado não será mais atualizado

06/02/2016 - Thiago Bittencourt

Em meados de 2007, criei o blog Eficiência Vital com a missão de facilitar o cotidiano de várias pessoas, por todo o Brasil, ao resumir notícias e dicas de vida. Eu era muito jovem, e alguns dos meus textos mais antigos refletem essa simplicidade juvenil. Depois de certo tempo, uma reformulação fez com que o blog adotasse o nome Atualizado, porém continuasse com o mesmo endereço digital. A ideia era oferecer informação de qualidade, para todos. Alguns dos posts aqui escritos já foram utilizados em escolas brasileiras, portuguesas, e, até mesmo, em trabalhos acadêmicos e manuais de ensino.

Foram mais de 50 posts publicados, quase 15 mil leitores regulares, e um (quase) incontável número de visualizações, ao longo de sete anos. Aqui, foram abordados assuntos diversos: do futebol à geopolítica; da sociologia aos jogos digitais; da tecnologia moderna à história medieval. Em comum, apenas a característica de que são assuntos que importam. Textos lidos principalmente no Brasil, em Portugal e em Angola. Mesmo assim, alguns de nossos visitantes vieram da Rússia, da Noruega e do Tadjiquistão. No total, mais de 100 países, em algum instante, acessaram o Atualizado.

Em algum momento, contudo, tudo acabaria. A Internet é efêmera, e o Atualizado não vai negar isso. O último texto do blog foi escrito em 2014 e, desde então, o site tem ficado “desAtualizado“. Outras plataformas de publicação digital surgiram, e algumas delas provaram ser melhores que os websites no WordPress.com, em vários quesitos.

É por isso que, hoje, anuncio a descontinuação deste blog. O Atualizado, de fato, não será mais atualizado. Os textos aqui publicados permanecerão como estão, sem alterações. Pense neles como um registro histórico: uma forma de dizer ao mundo que este blog existiu, e cumpriu com êxito sua função informacional.

Para encontrar mais conteúdo de qualidade, te convido a conhecer o site Bittencourt Notes, ou a página dele no Facebook. Ele tem o mesmo espírito, mas apresenta uma proposta inovadora. Para saber as notícias, a gente não precisa de um blog — há várias redes sociais que nos mostram conteúdo gratuito. Atualmente, o que importa é fazer sentido das notícias. Se você estiver a fim de compreender algumas questões globais, bem como conhecer novos pontos de vista, dê um tempinho para ler essa nova publicação.

Agradeço imensamente por sua leitura, e por tudo que aprendi com o Atualizado.

Um abraço e até logo,

Thiago.