A tragédia que assola o Rio de Janeiro
São incontáveis os prejuízos, tanto humanos quanto econômicos das chuvas na Região Serrana do RJ. Até o momento da publicação deste post, oficialmente 610 pessoas já perderam a vida em decorrência desse desastre da natureza. Entre o cenário de destruição da maior tragédia da história brasileira e a esperança de mais nenhuma morte há o trabalho das equipes de resgate.
Essas também se encontram necessitadas, mas não de abrigo, comida ou remédios, como os desabrigados, mas sim de equipamentos para realizarem o seu trabalho. Faltam caminhões de distribuição de mantimentos, assim como helicópteros para ir em áreas isoladas por meio da terra, e do mesmo modo que faltam equipamentos para o resgate (como escavadeiras para encontrar pessoas vivas ou corpos soterrados), e também instrumentos para identificação daqueles que já se foram.
Dizer que a catástrofe não poderia ser evitada é uma verdade, porém poderiam sim serem evitadas as inúmeras perdas humanas. Impedindo fortemente a ocupação de áreas de risco, como encostas, reduziria-se o número de mortos. Também seria bom que houvesse a conscientização da população com planos de refúgio e instruções de como reagir na ocasião de uma emergência. Foram com iniciativas como essa que o desastre natural na Austrália não tirou muitas vidas.
Agora que todos os problemas já ocorreram, só nos resta ajudar. Se você pode, doe para alguma instituição disposta a coletar fundos para o resgate e assistência das pessoas, assim como para a reconstrução da cidade (e da vida de todos). Procure no Google, não custa. Para ajudar, segue abaixo uma relação de instituições aceitando donativos com suas respectivas contas bancárias:
Defesa Civil – RJ
Banco: Caixa Econômica Federal
Agência: 0199
Operação: 006
Conta: 2011-0
Fundo Estadual de Assistência Social do Estado do Rio de Janeiro
CNPJ 02932524/0001-46
Banco: Itaú
Agência: 5673
Conta: 00594-7
Esperamos que as áreas atingidas se recuperem de toda a destruição.
Equipe Atualizado.